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Cálculo Diferencial e Integral II

Texto do curso

O texto ficou essencialmente completo em Setembro de 2015. Posteriormente foi revisto ao nível do pormenor e foi incluído algum material adicional. Aconselha-se sempre a consultar o texto no semestre $\infty$ de maneira a ter a garantia de acesso às últimas alterações.

O material de apoio, nomeadamente exercícios, continuou a ser expandido até ao final do ano lectivo 2020/21.

O texto do curso e outro material serão eventualmente disponibilizados em inglês. Trabalho para atingir esse objectivo iniciou-se em 24/10/2021.

Impressão

Para imprimir uma página do texto há que ter em atenção dois pontos:

  • Tem que se aguardar que todas as fórmulas fiquem visualizadas.
  • Se se pretender imprimir as secções marcadas com Mais detalhes ou similar dever-se-á expandir estas previamente.

Para alunos

O curso está dividido em páginas, cada página deverá ser acessível de um item do menu.

Salientam-se alguns pontos importantes em termos de organização:

  • Uma página pode corresponder ou não a uma aula leccionada. Cada página tenta isolar um tópico o que provavelmente faz corresponder uma página a algo entre uma parte de uma aula e duas aulas.
  • Haverá sempre material que é mencionado na aula que não é mencionado no texto e vice-versa.
  • O autor do texto não pretende saber qual o nível de detalhe adequado para cada aluno ou a profundidade com que cada aluno pretende conhecer Matemática. Há secções colapsadas no texto com a indicação Mais detalhes ou similar que em primeira leitura podem ser omitidas. Tem-se obviamente esperança que alguns alunos sejam curiosos.
  • Este sítio web pretende usar o "estado da arte" no que toca à apresentação de matemática e gráficos na web. Isto pode ter consequências em termos de instabilidade do código usado. Para reportar problemas técnicos ou matemáticos contacte joao.palhoto@tecnico.ulisboa.pt.
  • Lidar com fórmulas, algumas bastante compridas, de maneira a serem legíveis num écrã de um smartphone, não é trivial. Mesmo assim o curso deve ser relativamente legível num smartphone ao baixo. Pode estar disponível no menu contextual uma opção experimental para colapsar partes de fórmulas.
  • O texto não foi planeado tendo como primeira prioridade ser impresso. Em particular, numa versão impressa perde-se a funcionalidade das hiperligações e não existe numeração de exercícios, resultados ou secções que forneça essa funcionalidade da forma tradicional.
  • Algumas animações produzidas com sage e three.js (anteriormente jmol) foram incluídas.
  • O texto está escrito de acordo com a ortografia portuguesa pré acordo ortográfico de 1990. O autor considera que matemática é algo que pretende ser rigoroso e ensiná-la recorrendo a uma variante ortográfica menos precisa não se coaduna com esse objectivo.

Para começar a ler o texto propriamente dito prima o item $\mathbb{R}^n$ no menu.

Para matemáticos

Pressupostos

O autor acredita que o livro de texto de Matemática, tal como praticado no século XX, está moribundo, pelo menos no que toca aos textos usados para cursos introdutórios de Cálculo Infinitesimal a nível universitário. A maioria destes caracteriza-se por um número disparatadamente alto de páginas que implica uma grande confusão sobre o que é essencial e o que é acessório, uma quantidade absurda de exercícios repetitivos e uma falta de originalidade que é corolário de se tratar um assunto cujo estudo a este nível estabilizou no último século. De facto, o número de textos impressos distintos deste género só parece justificar-se por razões económicas ou curriculares.

Apesar do aviso do parágrafo anterior sobre falta de originalidade ser também aplicável a este texto, a sua forma tem no entanto algumas características menos vulgares:

  • O estudo da integração em $\mathbb{R}^n$ em coordenadas cartesianas é feito o mais cedo possível, antes mesmo do estudo da continuidade e diferenciabilidade. Tal tem como objectivo tentar dar a possibilidade ao aluno de se adaptar rapidamente às questões de natureza geométrica em $\mathbb{R}^n$ com $n\gt 2$. Pretende-se que a determinação de limites de integração em $\mathbb{R}^3$ em coordenadas cartesianas tenha um papel importante no habituar do aluno a raciocinar fora de um contexto unidimensional. A fórmula de mudança de variáveis na integração só aparece posteriormente num momento bastante tradicional.
  • A questão de estabelecer quais as funções integráveis no sentido de Riemann é adiada mas não iludida até ao estudo do teorema de Heine-Cantor. Privilegia-se a noção de oscilação de uma função num conjunto a reforçar a ligação ao critério de integrabilidade de Lebesgue.
  • Questões de inadequação do integral de Riemann à integração sobre variedades não são totalmente ignoradas mas também não são resolvidas.

Um texto de matemática ser publicado costumava ser uma garantia relativamente à sua qualidade apesar dos cada vez mais numerosos contraexemplos. Este sítio é uma tentativa para mostrar que é possível não comprometer a qualidade matemática, informática e gráfica que deve ser exigida a um texto de apoio a um curso universitário quando se utilizam as tecnologias da web. Tal é feito com a consciência de que atinge um nível preocupante, infelizmente até no Instituto Superior Técnico, a difusão da falácia pedagógica de que a proliferação de conteúdo matemático e físico na web permite aos estudantes fazer um bypass a aulas de carácter expositório de Matemática ou Física o que tornaria possível uma redução drástica das cargas lectivas destas áreas. A reestruturação curricular de 2006 no Instituto Superior Técnico em resposta às políticas da declaração de Bolonha já enfermava desses propósitos e, embora sucessivos comentários de alunos delegados de curso exprimam ao longo dos anos a frustração dos alunos com a duração das aulas de problemas de disciplinas como esta, a reestruturação curricular que entrou em vigor em 2020/21 continuou na mesma direcção.

Licença

O Texto do Curso é disponibilizado nas condições da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. O autor considera que esta licença permite a usual redistribuição impressa por Associações de Estudantes.

Agradecimentos

Este trabalho não teria sido possível sem a existência da maioria dos projectos de código aberto mencionados na página https://math.tecnico.ulisboa.pt/about e, adicionalmente, sage, three.js e jmol. Em particular o autor agradece a rapidez de resposta em caso de problemas, medida geralmente em poucos dias e, às vezes, em minutos.

As comunicações de todo o tipo de anomalias provindos directa ou indirectamente de alunos e colegas contribuíram para aumentar a qualidade do texto. Muito obrigado!

Não agradecimentos

O facto de nestas páginas se conseguir reproduzir em tempo real os sumários introduzidos no sistema fénix é possível apesar da péssima qualidade dos dados fornecidos pelos feeds RSS do mesmo sistema. Recomenda-se a leitura de http://www.disobey.com/detergent/2002/extendingrss2/ em vez da prática de martelar conteúdo semanticamente irrelevante em campos criados para outros fins.

Anomalias

Para reportar anomalias nestas páginas relativas a matemática, português, formatação ou programação, use email.

Problemas conhecidos

  • Em smartphones ao alto haverá fórmulas que não cabem na largura da página e outras que serão mal quebradas. Rodar para posição ao baixo deverá resolver quase todos estes casos. Se a sugestão anterior não resolve completamente o problema reporte-o por email. Poderão estar instaladas opções que colapsam automaticamente partes de equações que podem ser expandidas. Esta última funcionalidade deve ser considerada como experimental.
  • Estas páginas não são testadas em sistemas operativos Apple e, em particular, no navegador Safari, pelo que reporte de anomalias nesse contexto será muito bem vindo. Sugere-se instalar Firefox ou Chrome se tal acontecer e uma solução não for encontrada.

Alterações recentes

MathJax foi actualizado para a versão 3.*.* e as animações produzidas com sage ≤ 8.7 e jsmol passaram a ser produzidas com sage ≥ 9.0 e three.js. Infelizmente há algumas animações para os quais three.js sofre de limitações.

Exemplo de animação $3d$ obtida com Sage 9 (beta) e three.js para o parabolóide $z=x^2+y^2$.

Em Outubro de 2021

O Instituto Superior Técnico aprovou uma reestruturação curricular em que uma disciplina com as características de CDI-II deixou de existir sendo os seus tópicos distribuídos por duas disciplinas (uma das quais ainda se chama CDI-II) a partir do ano lectivo 2021/22.

Devido a esta situação bastante confusa e à inevitável diminuição do nível de exigência na sequência de disciplinas de Cálculo Infinitesimal no Instituto Superior Técnico, fruto da diminuição da carga horária, este sítio foi removido do domínio tecnico.ulisboa.pt e passou a ser partilhado de um domínio registado pelo autor e alojado em servidores da Digital Ocean. Espera-se assim não induzir alunos em erro sobre o que lhes passou a ser exigido mas continuar a dar a oportunidade de aprender Matemática a quem o queira fazer.


Última edição desta versão: João Palhoto Matos, 12/01/2022 10:02:39.