Conteúdo

Cálculo Diferencial e Integral II

Da discussão nasce a luz.

Provérbio português

Opiniões

Esta página reúne excertos de opiniões de discentes e docentes sobre o funcionamento da disciplina nos semestres representados neste sítio web. As opiniões dos discentes foram seleccionadas das expressas pelos delegados de curso nos QUCs e outras transmitidas mais informalmente. As opiniões docentes e a selecção de excertos são do regente.

Opiniões discentes

Opiniões docentes

Tentar tornar as aulas teóricas mais atrativas e acessíveis a todos os alunos ao evitar os detalhes de menor significância e oferecer observações/explicações/exemplos não tão abstratas/os. Aulas teóricas atractivas e acessíveis a todos os alunos é algo inatingível. O objectivo das aulas teóricas não é fornecer compreensão imediata nem apontamentos completos. Os objectivos das aulas teóricas incluem mostrar qual a motivação subjacente aos conceitos, alertar para as dificuldades inerentes, preparar o caminho para o indispensável trabalho posterior do aluno, etc.
Os docentes mostraram-se sempre abertos e disponíveis para tirar dúvidas. A utilização dos horários de dúvidas por parte dos alunos é muito inferior ao desejável.
Nos exercícios disponíveis nas fichas pôr sempre o resultado final e quando possível uma resolução mais detalhada. Um aumento do número de exercícios nestas também seria bastante benéfico para os alunos não terem de andar à procura de mais exercícios. Interpretando como “era desejável que todos os exercícios nas fichas tivessem uma indicação que permitisse validar trabalho realizado”, talvez,... Não haverá aumentos substanciais do número de exercícios nas fichas. Pretende-se que cada ficha seja exequível numa semana. Poderá vir a haver uma lista de exercícios suplementares fora da lista de fichas. Indicam-se outras fontes de exercícios no final da página das fichas de problemas.
Mais tempo de aulas práticas por semana... Inteiramente de acordo. Tal não depende do corpo docente nem do Departamento de Matemática. A actual carga horária é uma decisão do IST e uma consequência do chamado processo de Bolonha. O IST decidiu que, na próxima reestruturação curricular a entrar em vigor em 2021/22, a carga horária das disciplinas base de matemática diminuirá e todas as aulas serão designadas teórico-práticas.
Resoluções mais detalhadas. Não haverá mais detalhe em resoluções do que o estritamente necessário. Se não consegue entender uma solução escrita provavelmente precisa de consultar o texto do curso, ir a um horário de dúvidas,...
Utilização de meios audiovisuais poderá tornar a aula mais interessante, bem como diminuir a rapidez em que a aula se processa. Diminuir?! O programa de CDI-II obriga a 4h/semana de aulas teóricas e tal é apertado para cumprir o programa. Pretende-se aumentar o "sucesso escolar" ensinando menos?
Realizar fichas eletrónicas de forma a que os alunos estejam mais atentos ao que está a ser dado ao longo do semestre, permite que se acompanhe melhor a matéria. Cheguei à conclusão de que as expectativas minha e dos alunos (e de alguns colegas) sobre o que devem ser fichas electrónicas não são compatíveis. Uma coisa é a tecnologia, outra o como se usa a tecnologia...
As aulas teóricas estavam muito mal organizadas, não se percebia nada porque o professor dava as aulas muito rápido e falava baixo, mesmo que se ouvisse o professor não era capaz de explicar de forma clara e detalhada aos alunos. Relatórios de delegados pouco cuidados podem transformar críticas discutíveis mas admissíveis em frases de credibilidade duvidosa...
Pede-se que o docente, se possível, inicie as aulas às horas indicadas nos relógios do Taguspark, já que é por esse horário que os alunos se guiam. Assim, permitiria que todos os alunos e professores seguissem as mesmas horas, não havendo desculpa para atrasos. Em 2017 quase todos os alunos e professores têm um relógio num telemóvel ou portátil acertado via internet com uma precisão de centésimas de segundo que mostra que os relógios de parede do TP neste semestre (2º de 2016/17) estavam atrasados três minutos. Talvez pedir para acertar a hora desse sistema fosse mais simples.
Se possível, tornar as aulas mais dinâmicas, focando mais nos conteúdos práticos, não dando demasiada importância às demonstrações... Não se pretende dar um curso de fake math ou alt-math.
Deveria começar a aula 10 minutos depois da hora. As sessões online começarão à hora mas a aula propriamente dita começará 10 minutos depois da hora.

A página da cadeira poderia estar integrada no Fénix o que beneficiaria os alunos para receber as notícias da cadeira e estar mais organizado.

 

Isso só acontecerá se o corpo docente sofrer um súbito ataque de masoquismo em termos de edição de conteúdo matemático em páginas HTML.

Se os alunos têm alguma observação sobre a organização do sítio da disciplina quando comparado com o Fénix, não se podem esquecer que o corpo docente não tem acesso a páginas do Fénix como alunos de maneira que não fazemos ideia que organização é essa. De qualquer forma, da nossa experiência parcelar com o Fénix, temos grande cepticismo relativamente a classificá-lo como bem organizado. Vidé os sumários de aulas teóricas neste sítio vs. os mesmos sumários no sistema fénix.

Talvez resolver 1 problema básico sobre a matéria que é acabada de apresentar seria bom. O texto do curso está disponível e contém exemplos que correspondem razoavelmente ao que foi apresentado nas aulas teóricas. O leitor que julgue se são ou não problemas básicos... Se o comentário revela o desejo das aula teóricas deverem incluir imediatamente problemas ao nível do que aparece na avaliação sem se ter hipótese de reflectir previamente sobre o que se acaba de contactar pela primeira vez, só posso dizer que há por aqui um grande equívoco sobre o que é aprender...
Teóricas com um ritmo menos acelerado e mais dinâmicas. Portanto carregar no acelerador e no travão ao mesmo tempo...

Qual é a dificuldade de fazer videoconferência de uma aula à hora prevista no horário?

Se esta suposta universidade de excelência tem professores que não se conseguem pôr à frente de um computador e dar uma aula como se estivessem num anfiteatro, alguma coisa está mal.

[Extraído de um email recebido durante a pandemia do COVID 19.]

Nesta altura deve ser óbvio que nenhuma universidade possui professores que consigam dar uma aula remota como se estivessem num anfiteatro... Consegue-se fazer qualquer coisa...


Última edição desta versão: João Palhoto Matos, 17/10/2021 14:59:46.